Canto 400 foi um projeto de ocupação da sala 400 da Usina do Gasômetro dentro do projeto Usina das Artes, da prefeitura de Porto Alegre, administrado pela Canto, entre de 2015 e 2017. A ocupação foi realizada pelo NECITRA e grupos parceiros, com destaque para a TrupeZonaDeTeatro, o NIC – Núcleo de Investigações Clownescas e Coletivo Joker.
A sala foi programada com atividades do Núcleo, dos grupos parceiros e convidados: ensaios, aulas, reuniões, encontro aberto de circo, jams de contato improvisação, espetáculos e performances ocorreram durante este período, com destaque para as Mostras de Processo com mais de 20 edições realizadas.
A ocupação do NECITRA, em parceria com a TrupeZona, segue no projeto Usina das Artes, que passou por mudanças no segundo semestre de 2017, quando finalizou o último contrato e os grupo passaram a ser alocados em novo espaço, enquanto a Usina das Artes passa por uma reforma. A Canto segue em parceria na realização de projetos, mas não administra mais a ocupação.