NECITRA


necitra.com

O NECITRA – Núcleo de Experimentações Cênicas e Transversalidades foi fundado em maio de 2009, por Diego Esteves. Atualmente é formado por dez artistas com experiência no campo artístico e educacional, e realiza suas atividades junto ao projeto Usina das Artes, da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

As pesquisas, apresentadas em obras cênicas, textos, vídeos e fotos, tem como base a formação destes artistas, sob o conceito de transversalidade: possibilidade do trânsito não hierárquico do conhecimento, encontro de técnicas, criações híbridas e conscientes. Assim, cada pesquisa é atravessada por conhecimento do circo, da dança, do teatro, das artes visuais, em processos colaborativos e compartilhados – e esses encontros mudam a cada olhar, a cada apropriação e a cada novo formato deste coletivo, em mutação no tempo.

Foto_montagem

Nestes anos de atividade foram criadas as seguintes obras cênicas: “Gestos e Restos”, “Coisarada”, “O Inventor de Usamentos”, “Tubo de Ensaio – duas edições”, “Mistureba” e “Desdobramentos – quatorze edições”, “O malabareador de ideias”,”Enquanto o novo espetáculo não vem”, “Gotas de Cristal” e “Pequenices” – mais sobre os espetáculos em diegoesteves.in/cena e necitra.com/espetaculos. Em vídeos o “O que se passa na sua cabeça?” (vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2012, na categoria Novas Mídias), “Portabilidade” e “Sujeito à objetos”, além de diversos vídeos no formato documental dos processos, registro e teaser dos espetáculos – acesse alguns vídeos em diegoesteves.in/videos/ e no canal do youtube.

Além das atividades cênicas, o NECITRA vem ministrando diversos cursos, entre eles a oficina permanente de Arte Circense para crianças e adultos (desde 2009), dois cursos no ENAPEF – Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física, oficinas de arte circense em escolas públicas de Porto Alegre, em parceria com SESC-RS, e outras diversas atividades educativas para um público variado desde crianças à terceira idade – acessar mais em necitra.com/cursos e diegoesteves.in/educacao

Contato através do site ou Facebook com o coordenador Ramon Ortiz ou diretamente com os artistas e seus projetos.

Página no Facebook