Guia improvável para corpos mutantes


 

Logo

guiaimprovavel.art.br

 

Guia improvável para corpos mutantes é um espetáculo de dança para crianças que parte da ideia de manuais e guias com orientações tão usuais na esfera educacional e mesmo artística para jogar com os sentidos possíveis e criar um universo imaginário e lúdico para o corpo que dança. Desta maneira, um grupo de bailarinos coloca em dúvida o corpo, suas partes e sua funcionalidade em cenas que buscam redescobrir as possibilidades desse corpo modificar-se por si só, em seus arranjos e configurações, bem com o uso de artifícios simples (vestimentas, objetos) ou recursos tecnológicos cada vez mais usuais como os tablets.

 _MG_1312_MG_1474

O espetáculo, com duração aproximada de 45min, é uma aventura que buscou aproximar-se da lógica infantil de se permitir ver, pensar e usar o corpo de múltiplas formas. Dessa maneira o roteiro buscou primeiro o reconhecimento do corpo singular de cada intérprete, com suas possibilidades e limites para dançar. E, a partir dessa fisicalidade, abrir-se à descoberta de novas maneiras de “coreografar” esse corpo e constante metamorfose.

 A montagem também investiu no jogo com referências em escolas artísticas como o cubismo e a Bauhaus, permitindo redimensionar as regras de funcionalidade do corpo e do seu uso. Nasceram daí cenas poéticas como a Valsa para um rosto multifacetado. A trilha sonora especialmente criada por Gustavo Finkler, do Grupo Cuidado que Mancha, buscou também brincar com as mutações sonoras de estilos e gêneros num mosaico animado e sensível.

 

 

 

 

_MG_1522E-mail: contato@canto.art.br
Página no Facebook